terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ECMO



1. O que é ECMO ?
A sigla ECMO é originada da denominação em Inglês: Extra-Corporeal Membrane Oxygenation. Em nosso idioma, corresponde à técnica de assistência das funções respiratórias e/ou cardíacas mediante o emprego de membranas extracorpóreas. Essa técnica consiste em oxigenar o sangue venoso fora do organismo, devido às dificuldades da oxigenação nos pulmões. Alternativamente, a função cardíaca deficiente, especialmente em crianças, também pode ser melhorada pelo emprego dessa técnica. O ECMO, como é mais conhecido, portanto, permite substituir as funções pulmonares, parcial ou completamente, durante um período de tempo em que os pulmões são incapazes de realizar as trocas gasosas entre o ar alveolar e o sangue.

2. O que significa ECLS ?
Do mesmo modo que o ECMO, a sigla ECLS é originada da denominação em Inglês: Extra-Corporeal Life Support. Em nosso idioma, corresponde ao conjunto de métodos capazes de oferecer suporte às funções respiratórias e/ou cardíacas, com a finalidade de manter a vida dos pacientes. É uma denominação mais abrangente e, portanto, mais condizente com a variedade de situações em que a assistência respiratória ou a assistência circulatória são usadas com o emprego de um aparelho conhecido como pulmão artificial ou oxigenador de membranas.

3. Por que o ECMO é necessário ?
Em determinadas circunstâncias, um recém nato, por exemplo, apresenta insuficiência respiratória aguda e severa, produzida por aspiração de mecônio ou por outra causa qualquer. O tratamento médico intensivo, incluindo o uso de respiradores mecânicos é insuficiente para a reversão do processo. A oxigenação do sangue ao nível dos pulmões torna-se deficiente, bem como a eliminação do dióxido de carbono. Quando a enfermidade pulmonar alcança esses níveis de insuficiência, a mortalidade potencial dos pacientes atinge valores de 80-90%. Justifica-se, então, a utilização de métodos destinados a oxigenar o sangue fora do organismo, mediante a utilização de membranas artificiais.

4. Qual a duração dos tratamentos feitos com o ECMO ?
Um tratamento com ECMO pode durar de algumas horas até vários dias. Em média, em crianças portadoras de doenças respiratórias agudas e potencialmente reversíveis, o ECMO é usado como suporte por um período médio de 7 a 10 dias.

5. Quais são os candidatos ao tratamento pelo ECMO ?
O ECMO pode ser utilizado para pacientes de qualquer idade, desde que estejam incluídos em determinados critérios previamente estabelecidos. Os pacientes que preenchem os critérios para o emprego do ECMO, em geral, apresentam uma mortalidade de 80-90%, sem o emprego dessa modalidade de tratamento. A doença pulmonar ou cardíaca deve ser potencialmente reversível e o paciente deve ter a função cerebral preservada.

6. Quais são as principais indicações para o emprego do ECMO em pacientes pediátricos ?
Algumas das indicações mais comuns para o emprego do ECMO em crianças são as pneumonias bacterianas ou virais, infecções severas, aspiração de mecônio, cardiopatias congênitas graves, aspiração de substâncias tóxicas, parada cardiorespiratória, traumatismos torácicos severos e outras situações assemelhadas. Sempre que houver a possibilidade de recuperação do tecido pulmonar comprometido pela enfermidade ou pelo trauma, o emprego do ECMO (melhor chamado ECLS) pode ser considerado, com o objetivo de manter as funções vitais (oxigenação dos tecidos, eliminação de dióxido de carbono e bombeamento do sangue através do sistema circulatório) dos pacientes. A mesma linha de raciocínio se aplica às enfermidades agudas do coração que se acompanham de redução severa da atividade contrátil.

7. Em que instituição a prática do ECMO é mais frequente ?
O ECMO foi desenvolvido pela equipe da Universidade de Michigan (UM), nos Estados Unidos da América do Norte. O Dr. Robert Bartlett tem sido o grande propulsor dessa tecnologia. Bartlett é responsável pelo desenvolvimento e pelo aperfeiçoamento do método, além de ser o responsável pelo treinamento de numerosos profissionais que criaram outras unidades para a aplicação das técnicas de ECLS, tanto em crianças como em pacientes adultos. Os pacientes tratados na Unidade de ECMO da Universidade de Michigan provém de diversos hospitais próximos ou distantes. Os profissionais da UM avaliam os pacientes e verificam se os mesmos preenchem os critérios estabelecidos para o emprego do ECMO. Os protocolos de tratamento e os critérios para o emprego do ECMO em vigor na UM são adotados, com ligeiras adaptações, por todas as unidades de ECMO existentes.

8. Onde há centros especializados no emprego do ECMO ?
A Universidade de Michigan (USA) criou uma organização internacional denominada ELSO (Extracorporeal Life Support Organization) destinada a congregar os centros que se dedicam à prática do ECMO/ECLS. Há 115 centros filiados a essa organização. A maioria desses centros está situada nos Estados Unidos. Um contingente menor, contudo, se distribui pelos países da Europa, Austrália e Nova Zelândia. Na América Latina, Chile e México desenvolvem programas dessa natureza. No Brasil, a Universidade de São Paulo desenvolve esforços no sentido de manter um centro em funcionamento ativo. No Rio de Janeiro a equipe do Hospital Pró-Cardíaco tem utilizado o ECMO em pacientes adultos com boa margem de sucesso. Muitos centros, contudo, não são filiados da ELSO e essa circunstância dificulta o conhecimento exato da localização dos centros especializados existentes em numerosos países.

9. Em que consiste o procedimento de ECMO ?
Um cirurgião insere cânulas em vasos de grande calibre, uma veia e uma artéria. No ECMO neonatal, por exemplo, mais comumente realizado, uma cânula é inserida no interior do átrio direito, através de uma abertura feita na veia jugular interna direita. O sangue venoso é drenado por efeito da gravidade para o interior de uma pequena bolsa que funciona como um reservatório, de onde é aspirado por uma bomba. A bomba impulsiona o sangue venoso através de um aparelho (oxigenador de membranas). Um tubo plástico injeta um fluxo de gás (mistura de oxigênio e ar) através do oxigenador de membranas. Ao nível das membranas ocorrem as trocas gasosas. O sangue venoso recebe o oxigênio de que necessita e elimina o gás carbônico. A propulsão do sangue pela bomba injeta o sangue já "arterializado" através de uma cânula inserida na artéria carótida comum direita. O sangue arterializado é distribuído através do organismo do paciente pela propulsão da bomba e dos batimentos do coração. Os vasos utilizados para a inserção das cân ulas podem variar, de acordo com a idade dos pacientes e a modalidade de ECMO selecionada.

10. Como as cânulas são inseridas nos vasos dos pacientes para o procedimento de ECMO ?
As cânulas podem ser inseridas através de punção percutânea (técnica mais usada em adultos) ou mediante a exposição cirúrgica dos vasos através de uma pequena abertura da pele (técnica mais usada em neonatos).

11. Em que consiste um oxigenador de membranas para uso durante os procedimentos de ECMO ?
O oxigenador de membranas para uso prolongado é um dispositivo constituído por longas tiras de finas películas de silicone, em cujo interior circula o sangue, enquanto o gás circula externamente. Os gases atravessam a parede formada pelas membranas de silicone, pelo fenômeno da difusão. Um gás migra da região de maior concentração para a região de menor concentração. Desse modo, o oxigênio atravessa a membrana para alcançar o sangue e o CO2 migra do sangue para o gás que circula do lado externo das membranas.

12. Por que não se usa o ECMO mais frequentemente ?
Os tratamentos médicos têm evoluido consideravelmente nos últimos anos, incluindo-se os diversos tipos de ventilação assistida ou controlada pelos respiradores mecânicos. Portanto, é muito importante ressaltar que o ECMO, por ser um tratamento bastante invasivo e de grande complexidade, só deve ser usado quando os demais recursos terapêuticos se mostrarem insuficientes para a resolução do problema apresentado pelos pacientes. Apesar disso, o emprego do ECMO é cada vez maior e mais necessário.

13. Que profissionais trabalham em uma equipe de terapia com ECMO ?
A aplicação do ECMO requer uma equipe multidisciplinar constituída por médicos de diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, perfusionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e outros especialistas. Pediatras (neonatologistas), cardiologistas, cirugiões cardiovasculares, perfusionistas, intensivistas e enfermeiros de terapia intensiva neonatal e de adultos são os membros permanentes das equipes dedicadas ao emprego do ECMO. Pneumologistas, hematologistas, nefrologistas e neurologistas são consultores frequentemente acionados para dar suporte ao trabalho da equipe. 




Fonte:http://perfline.com/ecmo/files/faq.html

2 comentários:

  1. Cidenir,
    se quem fosse prestar a prova para título de especialista tivesse lido o conteúdo de seu blog, já tinha garantido 30% da prova.
    Parabéns pelo Blog e pelas duas paixões. Também quero comprar uma moto destas e curtir mais.
    Grande abraço
    Nilson

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo, seja bem vindo sempre ao nosso blogger e por favor compartilhe conosco um pouco do seu vasto conhecimento.

    ResponderExcluir